ESPERANÇA NA VOLTA DE JESUS
Passagem Bíblica: I Coríntios 15.50-57
Memorizar: Apocalipse 22.20
Introdução
Mesmo que muitos não creiam, outros duvidem e, ainda, outros não queiram falar no assunto, a verdade é que a Bíblia ensina que Jesus voltará para buscar a Sua Igreja. Quando? O dia e a hora não foram revelados a ninguém. Mas, podemos acreditar que a Sua volta é certa e será repentina, por essa razão, é preciso que o crente esteja alerta e vigilante porque a qualquer momento poderá acontecer o arrebatamento da Igreja.
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO, UMA REALIDADE
Não deverão existir dúvidas no que se refere à volta de Jesus para buscar a Sua Igreja. A Bíblia é clara nas afirmações a esse respeito. O próprio Jesus falou
, diversas vezes, confirmando a Sua volta.
Idéias Errôneas a Respeito do Assunto
Alguns acham que a segunda vinda de Jesus aconteceu quando da descida do Espírito Santo, no dia de Pentecostes. Outros líderes de várias seitas e religiões já marcaram datas, dizendo terem tido revelações sobre o assunto. Alguns até levaram seus adeptos ao ponto de venderem tudo o que possuíam e irem para um monte, vestidos de branco, para aguardar o dia previsto por eles para o evento. Outros, ainda, ensinam que Jesus vem para aqueles que morrem; o que significa, erradamente, que Jesus está vindo todos os dias e não haverá, então, o arrebatamento para os vivos.
Jesus Afirmou que Ele Voltará
Jesus não é como o homem que mente e não cumpre o que promete. Ele disse que voltará e isso há de se cumprir no tempo e da maneira que Lhe apraz.Jesus prometeu voltar para buscar a Sua Igreja a fim de que esteja para sempre junto d’Ele (João 14.1-30).
Referências de Sua Vinda nas Escrituras
O Antigo Testamento faz inúmeras referências não só ao nascimento de Jesus com também à Sua segunda vinda. Isso poder ser observado quando se lê o livro de Daniel que fala dos acontecimentos futuros. No Novo Testamento, os Evangelhos e as Epístolas fazem referências à volta de Jesus. Por exemplo, o apóstolo Paulo faz uma linda comparação da Igreja com uma noiva que se prepara para o encontro nupcial (Efésios 5.25-27).
Com Referência à Ceia do Senhor
O apóstolo Paulo não andou com Jesus durante Seu ministério terreno, mas recebeu, pelo Espírito Santo, importantes revelações acerca de Cristo que morreu, ressuscitou e voltará para buscar a Sua amada Igreja. Paulo fala da revelação recebida acerca da santa ceia e que era seu desejo compartilhar com os demais cristãos.
A celebração da ceia seria um memorial: todos os participantes estariam anunciando a morte do Senhor até a Sua volta (I Coríntios 11.23-36)
O TEMPO DA VINDA DE CRISTO
O dia da volta do Senhor Jesus não foi revelado a ninguém (Mateus 24.36). Sabe-se, contudo, que Sua volta será repentina (Mateus 24.27; I Coríntios 15.52) É preciso compreender que o tempo de Deus difere do tempo do homem. Tudo Ele faz no tempo certo.
Os Sinais da Vinda de Cristo
Os sinais que precederão a vinda de Cristo estão preditos na Bíblia, e já se pode notar o cumprimento deles, o que significa a proximidade deste glorioso acontecimento. A incredulidade dos homens – Está escrito que quanto mais próximo estivermos da vinda de Jesus, mais dificuldades serão notados. “sobrevirão tempos trabalhosos.” II Timóteo 3.1-5. Hoje os homens se tornaram indiferentes, tão distraídos, insensíveis, desapercebidos, tão envolvidos com as coisas materiais que não dão conta do que se passa à sua volta, achando que tudo é normal e natural. Guerras e rumores de guerra – Esta realidade também é presente em nossos dias. Ouve-se falar de guerras em várias partes do planeta. Os meios de comunicação trazem informações dos conflitos entre irmãos, nações contra nações, povos se matando entre si. São conflitos armados com poderoso material bélico, com os quais centenas e milhares de vidas são ceifadas. Fome e pestilências em vários lugares – Não é desconhecido que o mal da fome tem preocupado os governantes, pois a desigualdade entre as pessoas de uma mesma sociedade é cada vez maior. A fome é um dos indicadores do mal que se espalha, trazendo miséria e morte. A reação da natureza – A natureza agredida pelo homem fica descontrolada. Tem-se notícia de terremotos, maremotos em vários lugares, tufões, furações, incêndios, seca, calor insuportável, frio intenso, enchentes, etc. É um desequilíbrio total.
COMO ACONTECERÁ A VOLTA DE JESUS
Os crentes devem aguardar ansiosos pela volta de Jesus (Filipenses 3.20). Tudo indica que não há de demorar. Devem estar preparados para subir com Cristo (Lucas 12.40). A volta de Jesus ocorrerá em duas fases.
O Arrebatamento da Igreja – A primeira fase da volta do Senhor Jesus será o arrebatamento da Igreja. Jesus virá buscar a Sua noiva, num momento, num curto espaço de tempo que é descrito como um piscar de olhos. A Igreja, então, subirá ao encontro do Senhor nos ares (I Tessalonicenses 4.17). Haverá uma instantânea transformação. A Igreja será levada para participar das bodas do Cordeiro (Apocalipse 19.7; Mateus 25.10).
O Trato em Família – O crente é uma nova criatura e, como tal, seus sentimentos e atitudes são diferentes do que eram antes. Entre os membros da família deve existir, portanto, compreensão, carinho, entendimento, paz. Aquele homem agressivo, mandão, que exigia tudo por força e por violência, já não existe mais. A esposa sempre pronta a colaborar, como participante efetiva, lado a lado com o marido, edifica dessa forma um lar abençoado (Provérbios 14.1). Cuidando sempre da educação dos filhos, ajudando-os a crescer na fé e no conhecimento do Senhor Jesus. Os filhos, por sua vez, cumprindo os seus deveres de amor e obediência, são participantes também do bem-estar de todos.
Cristo retornará à terra – A segunda fase da vinda de Jesus, propriamente dita, acontecerá quando o Senhor pisar no monte das Oliveiras. (Zacarias 14.4-9). Essa será a ocasião em que o Senhor voltará com a Sua Igreja para restaurar o Seu reino de paz sobre a terra (Isaías 11.5-9).
A Igreja subirá antes da grande tribulação – Após o arrebatamento dos crentes que compõem a Igreja do Senhor Jesus, desencadear-se-á uma tribulação, nunca antes experimentada. A Igreja estará com Cristo nas bodas do Cordeiro (I Tessalonicenses 5.9-11). A ira de Deus se manifestará como nunca antes, os homens serão tão atormentados que procurarão a morte (II Tessalonicenses 1.8-9; Apocalipse 6.15-17). Será o juízo de Deus sobre as nações. O arrebatamento será um acontecimento que envolverá apenas Cristo e Sua Igreja. Entretanto, na segunda etapa da vinda, o mundo também, será envolvido para presenciar o acontecimento.
CONCLUSÃO
Quando a grande tribulação se instalar no mundo, os salvos estarão participando das bodas do Cordeiro. Após um tempo, o Senhor Jesus voltará aqui na terra para restaurar Israel, que se arrependerá dos seus pecados e implantará Seu reino de paz e justiça. Todo o crente deve estar atento aos sinais dos tempos e preparar-se para o arrebatamento; que, em brve, será uma realidade na vida da Igreja. Você está preparado? Você pode dizer: Ora vem Senhor Jesus. Amém!?
Nenhum comentário:
Postar um comentário